quarta-feira, novembro 15, 2006

Chorrilho

No outro dia, enquanto dava de beber aos olhos e à mente, fartei-me de ler um chorrilho de mentiras. Nem me vou alongar muito, para não me irritar ainda mais.

1.Actualidade
- Meus amigos, não podemos acreditar em tudo o que se lê nos jornais. Não podemos ser crédulos a esse ponto. A ser verdade, naturalmente, existe uma explicação para isso.

2. Presentes - Os homens portugueses dão às mulheres muito menos jóias e viagens como presente de Natal do que estas desejam, e abusam das roupas e, sobretudo, dos CD e DVD, de acordo com um estudo divulgado pela consultora Deloitte.

As viagens são a quarta prenda preferida pelas mulheres (46 por cento de respostas positivas) e as jóias a sexta (27 por cento), mas apenas dois por cento e nove por cento dos homens, respectivamente, as oferecem, segundo o estudo Natal 2006.

"Muitas mulheres irão ficar desiludidas este ano. Elas esperam receber mais jóias e sonham em ir de férias. Pelo contrário, receberão um livro, roupas, CD ou DVD", afirma a consultora.

Quem já tiver percebido o conteúdo desta noticia, pode passar à parte final.

Para a Deloitte, "os presentes tradicionais, como perfumes e roupas, são escolhas seguras", mas "um bom conselho para os homens que ainda estão indecisos é comprar cheques-brinde, uma vez que parecem ser apreciados pelas mulheres e causarão menos desilusão".

O presente preferido pelas mulheres portuguesas é o livro (58 por cento), seguido das roupas (53 por cento) e perfumes e cosméticos (48 por cento).

A maior discrepância entre os anseios femininos e os presentes surge na categoria "CD, cassetes, DVD e vídeos" - 32 por cento das mulheres querem, 46 por cento recebem.

As mulheres portuguesas revelam ainda uma preferência em larga medida insatisfeita no que diz respeito a televisões de ecrã plano e a computadores.

No que diz respeito aos adultos em geral, o estudo da Deloitte indica que os presentes mais apetecidos são livros, roupas e viagens, surgindo no fundo da tabela telemóveis e jóias.

"No entanto, os artigos de áudio e vídeo digitais são os produtos mais oferecidos, embora seguidos de perto pelos tradicionais presentes", que são "apostas mais seguras", diz a consultora.

Entre os adolescentes, (12-18 anos) a consola de jogos é o presente preferido, mas o mais recebido deverá ser um livro ou um CD, a avaliar pelas preferências dos adultos.

A frustração natalícia deverá ser partilhada com as crianças, que vão encontrar no "sapatinho" sobretudo brinquedos e bonecos, em vez do ansiado jogo electrónico.

"Os jogos de vídeo foram durante muitos anos, relegados para segundo plano. Mas este ano, com as economias em ascensão e melhores perspectivas, poderão tornar-se no presente do ano. A competição no mercado está ao rubro com a introdução de novas consolas", afirma.

Em Portugal, os livros para crianças "surgem muito abaixo da média europeia" e os telemóveis "estão agora a emergir como presente para este segmento etário".

Os dados da Deloitte indicam ainda que os portugueses são dos que mais presentes vão comprar este ano (quase 15, em média), apenas "batidos" pelos norte-americanos (22), irlandeses (18,5) e cipriotas (17,8).

Os mais presenteados serão os adultos das famílias (6,6 presentes por cada português, em média), seguidos dos amigos (5,8) e crianças (2,4).

Esta repartição não difere da verificada nos restantes países estudados, o que leva a consultora a concluir que "a atenção dada às crianças na época festiva está a transferir-se para os adultos".

Os dados foram apurados a partir de 592 entrevistas em Portugal, reflectindo as características do países em termos de sexo, idade, rendimento e regiões.

Ao todo, foram sondados perto de 10 mil consumidores, em 14 países.

"O LUGAR DA MULHER É NO LAR. O TRABALHO FORA DE CASA MASCULINIZA" - R.Q.